Porque chamamos Maria de Nossa Senhora ?

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Lc 1, 43)

Nós Católicos afirmamos com muita segurança: Maria é Nossa Senhora. É comum ver esta expressão na boca do povo de fé: Nossa Senhora há de me ajudar. Sabemos que a pessoa a quem nos referimos com tanto carinho como Nossa Senhora é Maria, Mãe de Jesus. Maria de tantos nomes e mãe de todos nós. Mas por que chamamos Maria de Nossa Senhora? O que nos dá esta segurança?

“O que a fé católica crê acerca de Maria funda-se no que ela crê acerca de Cristo, mas o que a fé ensina sobre Maria ilumina, por sua vez, sua fé em Cristo” (CIC 487). É bom ter claro em nossa mente o que meditamos na novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: “em Maria tudo se refere a Cristo”. Esta informação é fundamental. Na boca do povo simples está a canção: “Não é deusa, e não é mais que Deus, mas depois de Cristo Senhor, neste mundo ninguém foi maior!”. Maria é Senhora porque Cristo é Nosso Senhor. Tudo que honramos em Maria vem de Jesus. Ela é serva humilde a quem Deus concedeu a graça de ser mãe de seu próprio Filho. “porque olhou para sua pobre serva” (Lc 1,47).

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Lc 1, 43). Isabel exalta Maria como mãe do Senhor. Como não chamar de Senhora aquela que deu o sim mais importante da história da humanidade? Como não dizer Senhora para aquela que gerou o Filho de Deus, Senhor do universo, em seu próprio ventre? Nós católicos afirmamos que Maria é Senhora com toda ternura e segurança, seja pelo seu sim, pela dignidade dada a Ela pelo próprio Deus, pelo seu papel em nossa história de salvação.

Ela é Senhora porque Jesus, seu Filho é Senhor. “Esta união de Maria com seu Filho na obra da salvação manifesta-se desde a hora da concepção virginal de Cristo até sua morte.” (LG 57) Muitos católicos ficam confusos por causa da compreensão protestante da fé. Com todo respeito a nossos irmãos separados, mas precisamos ter uma fé autenticamente católica!

Quem é católico precisa crer com a Igreja. E nós cremos que Maria é peça importante de nossa história de salvação. Pelo não de Eva no paraíso, entrou o pecado e a morte no mundo. Pelo sim de Maria, na casa humilde de Nazaré, entrou no mundo o Salvador: Jesus! Creia, Maria não é uma mulher qualquer. Maria é sim, Senhora. Senhora Nossa. Permita que ela seja também sua Senhora!

“Desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo…” (Lc 1,42)

 

Fiel Oblato Paulo Franco

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *